O Brasil parece finalmente ter acordado para o fenómeno da pirataria ao sinal da televisão. Pelo menos é o que constatamos depois da anunciada troca de cartões por parte da operadora Telefônica, o que equivale na pratica a uma alteração no sistema de acesso condicional , ou, por outras palavras à passagem para a tão falada codificação Nagra 3.

Enquanto a Telefônica vai migrando a codificação , surgem agora as primeiras medidas duras contra os sites e fóruns, onde nalguns casos "parece que" usuários trocariam impressões e ensinamentos sobre formas de atualizar e alterar seus descodificadores.

Trata-se de uma medida inédita, jamais ocorrida contra espaços na web dedicados a esta temática. Conhecemos alguns casos pontuais nos Estados Unidos da América , na Alemanha e nalguns estados árabes , mas assim com esta magnitude nunca tínhamos visto.

No espaço de uma semana foram encerrados praticamente todos os sites e fóruns no Brasil.


Mesmo no exterior não estão a salvo

Aqueles que julgavam estar a salvo no exterior , pura e simplesmente enganaram-se , pois os provedores de internet brasileiros deixaram simplesmente de permitir conexões com esses fóruns e sites no exterior do Brasil.

No final da semana passada ocorreu o encerramento de alguns fóruns no exterior do Brasil. Entre os espaços encerrados conta-se um dos maiores da América do Sul , o FTA Chile , um forum em língua espanhola dedicado à televisão por satélite ( desconhecemos completamente se teria alguma atividade ligada à pirataria).


SETA toma providencias

Pelo que constatamos, o SETA ( sindicado das empresas de televisão por assinatura ) , tomou em mão a luta contra a pirataria e tem agido junto a autoridades e provedores de internet de forma a que sejam cortados os acessos a uma lista de sites e fóruns onde é suposto praticar-se ou incentivar-se a pirataria.
Será suficiente

É um passo bastante significativo mas será que produzira os efeitos desejados ?

Pensamos que a medida terá um forte impacto e para muitos terá efeitos dissuasores mas nos dias que correm e com as facilidades de comunicação que a internet oferece, não acreditamos que só por si estas medidas consigam erradicar definitavemente a pirataria. Pois são milhares os fóruns de pirataria espalhados por todo o mundo.

No entanto juntando esta medida à migração para Nagra 3 da Telefônica , a pirataria ao sinal de televisão no Brasil baterá no fundo , a maior parte dos utilizadores desistirá , mas enganam-se aqueles que pensam que acaba.

Certamente alguns já estão pesquisando e estudando alternativas.

Pirataria é crime !!!

Convém é não esquecer que isso é ilegal e configura crime segundo a legislação brasileira. E tenham em atenção que as entidades do setor bem como as autoridades estão atentas.
http://digital-satelite.com/index.ph...aria&Itemid=63