Advertise Here
Advertise Here
Advertise Here
Advertise Here
Results 1 to 8 of 8

Thread: Eutelsat Hot Bird 13A/13B/13C e satélites em geral!

Junior Member
    Uploads
    0

Eutelsat Hot Bird 13A/13B/13C e satélites em geral!

Bem comprei uma parabólica e um recetor (ferguson ariva 102e)

Testei apenas no hotbird... Mas surgiu-me um dúvida... Pois parece-me que não estou a apanhar todos os canais do hotbird, só falando nos FTA.

A parabólica está num lugar improvisado no chão... Mas apanha alguma coisa... No entanto a questão é a seguinte:

Então pelo que tenho percebido, um satélites tem vários transpondes... o hotbird é um conjunto de transponders ou um satélite? Pois não entendo Eutelsat Hot Bird 13A/13B/13C, o que são A B C?

Eu dei conta disto porque inicialmente só apanhava canais turcos... um monte deles... Mas nada de RTP internacional... Então reparei que na procura algumas frequências falhavam...

Foi então que meti a box apenas a receber a frequência do RTPi e fui movendo a parabólica até apanhar sinal, consegui, e na nova posição voltei a fazer uma procura geral... Apanhei um séria de novos canais, mas já não apanhei os turcos!

Eu pensava que com um LNB virado para um satélites apanhava tudo desse satélites...A parabólica é de 88cm, será que se estiver num bom lugar já consigo apanhar tudo?

Obrigado

2. Advertise Here
    Member
    Uploads
    0

Re: Eutelsat Hot Bird 13A/13B/13C e satélites em geral!

Boas apinhal,

O hotbird é um satélite, Cada satélite tem repetidores (ou "transponders") que redistribuem o sinal recebido do centro de emissão de sinal de televisão/rádio ou dados. As letras A, B e C, quer dizer que são vários satélites agrupados que utilizam os mesmos 13º.

Se tiveres a antena num bom lugar e bem afinada para o satélite que pretendes, seguramente que apanhas todos os canais emitidos nesse satélite.

espero ter ajudado, se tiveres mais dúvidas é só avisares.

Cumprimentos

Petersat

Quote Originally Posted by apinhal View Post
    Bem comprei uma parabólica e um recetor (ferguson ariva 102e)

Testei apenas no hotbird... Mas surgiu-me um dúvida... Pois parece-me que não estou a apanhar todos os canais do hotbird, só falando nos FTA.

A parabólica está num lugar improvisado no chão... Mas apanha alguma coisa... No entanto a questão é a seguinte:

Então pelo que tenho percebido, um satélites tem vários transpondes... o hotbird é um conjunto de transponders ou um satélite? Pois não entendo Eutelsat Hot Bird 13A/13B/13C, o que são A B C?

Eu dei conta disto porque inicialmente só apanhava canais turcos... um monte deles... Mas nada de RTP internacional... Então reparei que na procura algumas frequências falhavam...

Foi então que meti a box apenas a receber a frequência do RTPi e fui movendo a parabólica até apanhar sinal, consegui, e na nova posição voltei a fazer uma procura geral... Apanhei um séria de novos canais, mas já não apanhei os turcos!

Eu pensava que com um LNB virado para um satélites apanhava tudo desse satélites...A parabólica é de 88cm, será que se estiver num bom lugar já consigo apanhar tudo?

Obrigado

Junior Member
    Uploads
    0

Então neste caso existem 3 satélites hot bird! Hum... E cada um destes satélites tem os seu transponders/canais...

http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13A.html
    http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13B.html
    http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13C.html

Pois, mas agora fiquei com outra dúvida, eles orbitam aproximadamente nos 13ºE, dados que são satélites estacionários, orbitam à latitude zero (sobre o equador), mas é impossível estarem os 3 nas mesmas posição... Tem de haver uma pequena variação entre eles, 13ºE virgula qualquer coisa...

Pelo que me disseram quando comprei o material é um LBN por satélite! E pelo que me aconteceu faz sentido.

Quero só confirmar é possível apanhar o A B C apenas com uma parabólica e um LNB?

Member
    Uploads
    0

Quote Originally Posted by apinhal View Post
    Então neste caso existem 3 satélites hot bird! Hum... E cada um destes satélites tem os seu transponders/canais...

http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13A.html
    http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13B.html
    http://www.eutelsat.com/satellites/EUTELSAT-HB13C.html

Os satélites giram à volta da Terra em duas grandes formas: em órbita elíptica ou em órbita circular (geo-estacionária ou não geo-estacionária).
    A maioria dos satélites comerciais para difusão de dados, imagem e som têm órbita geo-estacionária. Os satélites mantêm-se na órbita geo-estacionária quando estão numa posição a 35870 Km acima do Equador na qual giram à volta da Terra à mesma velocidade do movimento de rotação do planeta, daí que sejam visíveis na sua zona de cobertura ou de alcance (footprint), definida pelo operador, durante as 24 horas do dia.

A posição geo-estacionária de um satélite, corresponde no espaço a um "cubo imaginário" gigantesco de 240Km dentro do qual se movimenta um ou mais satélites. As manobras que os reactores dos satélites fazem são de modo a possibilidade que os mesmos se mantenham dentro desse "cubo imaginário", sem tocar noutros satélites co-colocados na mesma posição geo-estacionária. E fácil compreender que certas posições geo-estacionárias, como a do Hot, (13°E), tenham a si associadas vários satélites que na Terra são recebidos como de um só se tratasse... As variações mínimas de sinal ao longo do dia também se explicam tendo em conta as movimentações impostas aos satélites
    .
    Pois, mas agora fiquei com outra dúvida, eles orbitam aproximadamente nos 13ºE, dados que são satélites estacionários, orbitam à latitude zero (sobre o equador), mas é impossível estarem os 3 nas mesmas posição... Tem de haver uma pequena variação entre eles, 13ºE virgula qualquer coisa...

Pelo que me disseram quando comprei o material é um LBN por satélite! E pelo que me aconteceu faz sentido.

Quero só confirmar é possível apanhar o A B C apenas com uma parabólica e um LNB?
    Porque não passas na loja ne perguntas?

Junior Member
    Uploads
    0

Quote Originally Posted by PeterSat View Post
    Porque não passas na loja ne perguntas?
    Por acaso a loja não é perto, mas neste caso. A pergunta é generelista!

Posso apanhar os 3 satélites hotbird ABC apenas com um LNB?

Ainda não consegui reparar a caixa. O cabo que arranjei não dá.

Senior Member
    Uploads
    0

boas
    so conheco 1 sat hotbild com varias frcuencias verticais e horisontais
    e com 1 lnb apanhas tudo

Junior Member
    Uploads
    7

Saúde

Vou tentar te ajudar a resolver o teu problema.
    Na realidade existem vários satelites com o nome Hotbird, assim como existem vários satelites com o nome Astra, e tambem vários satelites com o nome Hispasat.

Para cada um desses conjuntos de satelites foi atribuido uma posição "geostacionária".

No caso do conjunto de stelites de nome Hotbird estão todos nos 13º Este. Fisicamente estão a cerca de 36 mil Kms da terra numa orbita situada naquilo que se designou de "cintura de Clark", cientista famoso e escritor de ficção cientifica que num livro de ficção cientifica escrito por ele, muito antes de existirem lá satelites, previu essa possibilidade.

Estão todos "metidos" num cubo de 70Kms de aresta e são controlados para manterem a sua posição relativa, a partir da terra, com a ajuda de pequenos motores a "jato".

Ao apontares correctamente a antena e com a correcta rotação do LNB tens de apanhar todos os transponders que estiverem a emitir direcionados para a tua posição geográfica.

Para conseguires isso tens de posicionar correctamente a antena, dar a "elevação" correcta e rodar o LNB por forma a corrigir o "desvio" entre a posição geografica e a posição "real" do campo magnetico terrestre.

Deixo te aqui um programa para instalares no teu computador.

Tens de la escrever a latitude e a longitude do local onde te encontras ( ou GPS ou google maps e tens essa informação), noutro separador pões o diametro da antena, e depois noutro separador vais ver um "boneco" onde estará uma antena...

Ai poderás ver a "direcção" correcta para apontares a antena ( com a ajuda de uma bussola) a inclinação (elevação) que deves dar ao prato e a Rotação que deves dar ao LNB.

Se tiveres dúvidas, tentarei te esclarecer... Se houver muita companheiros que queiram saber mais, sem me comprometer com uma data ( não tenho neste momento muito tempo disponivel) poderei fazer um pequeno manual.... Além de que espero que haja alguns companheiros que experimentem este programa e que possam tambem te dar algumas dicas.

Cumprimentos
    Bluerotter
    Attached Files Attached Files

Junior Member
    Uploads
    0

Olá,

Por acaso não sabia que as órbitas geo estacionarias, tinhas outro nome. Interessante este Senhor, estive a ler um bocado sobre ele.

Eu tenho alguns conhecimentos sobre órbita de satélites. Estou a estudar engenharia geográfica.

Relativamente à explicação do hotbird já fique mais elucidado, só fiquei curioso por estar a apanhar supostamente o mesmo satélite em posições diferentes com canais diferentes... Mas também tenho a parabólica numa posição provisória... Só a testei uma vez, fiquei sem box... Depois na net que percebi que afinal eram 3... E como me tinham dito que era um satélite por LNB fiquei sem perceber...

Relativamente ao software, fiquei reticente porque uso Linux, mas consegui instalar. Eu descobri esta página e foi aqui que vi os parâmetros de orientação da antena... Depois com o software da box regulo melhor a posição em função do sina recebido.

Agora o "cubo de 70Kms de aresta" é que me deixou perdido??

Advertise Here